Infografia é informação gráfica, visual, que existe desde a primeira união comunicativa entre um desenho ou uma pintura enfatizados por um texto. Nos meios impressos é utilizada desde seus primórdios3 para explicar com maior clareza algum aspecto informativo tratado nos textos. Aparece hoje na Web de duas formas: como informação complementar de uma notícia, geralmente servindo de ilustração para o texto, ou como a própria notícia, a informação principal, o que ainda ocorre em poucos casos.
A infografia não é uma linguagem do futuro, é uma linguagem do presente. Tem sido utilizada desde que existem jornais, praticamente. Será uma linguagem jornalística do futuro? Sim, e será muito utilizada, mas isso não quer dizer que não existam outras linguagens jornalísticas que não serão utilizados em igual medida.
Porém, não dá para penar em publicações apenas baseadas em infográficos. Para Alberto Cairo, a infografia é apenas mais uma linguagem, outra forma de contar histórias. Nem todas as histórias podem contar-se de maneira infográfica, da mesma forma que nem todas as histórias se podem contar bem em texto. Por exemplo, não se pode contar uma história com interesse humano através de uma infografia. Por outro lado, a infografia é muito melhor para explicar por que é que o um trem descarrilou, por que se chocou, onde chocou, quanta gente morreu, quanta gente está viva. A infografia é muito melhor para transmitir os dados frios, os dados duros.
terça-feira, 18 de maio de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário