segunda-feira, 26 de abril de 2010

Trabalho de Cor

Para o primeiro trabalho decidi trabalhar as temáticas da felicidade em contraste com a tristeza e de que forma, alterando os padrões de cor da imagem. O desafio estava em mudar as cores de forma a aque os conceitos da felicidade e tristeza transparecessem apenas com o olhar para as imagens

Felicidade


Esta primeira imagem mostra uma paisagem simples e colorida onde reinam as cores vivas e a alegria. Este sentimento de alegria é-nos transmitido pelas cores claras, vivas e pela iluminação (que é intensa)

Tristeza


Em contraste com a imagem anterior, esta mostra-nos a mesma rapariga numa paisagem bem mais mórbida. O verde transformado em negro transforma a felicidade campal transmitida pelo verde claro e vivo da imagem original. A cor do céu vermelho serviu para transmitir uma intensidade à imagem. O céu desta cor mostra quase como um fim-de-mundo, um acabar, um desespero. A alteração nos padrões de cor usados na imagem da rapariga transformam o conceito que parece estar nos seus aspectos prosódicos (o de alegria), num conceito de suplício ou desespero.


Nesta segunda imagem pretendi abordar dois aspectos contrastantes, também importantes quando tratamos a cor: o Quente e o Frio.

Quente:


Na primeira imagem, através da representação do por-do-sol, tentei representar as cores quentes, através da paisagem seleccionada. Nesta imagem o Sol transforma a imagem por completo ao reflectir na água o que permite ao olho detectar um ambiente quente e confortável.

Frio:


A transformação das cores do céu e do Sol conferiram à imagem um tom muito mais frio e rígido. A mudança de cor do mar torna a paisagem mais frívola e sóbria. Nesta imagem o elemento as rochas (ao contrário da imagem anterior em que este aparece quase camuglado pelos reflexos solares) aparece em muito mais destaque. Quanto ao céu, o cinzento permitiu transformar a imagem mais distante de nós e ao mesmo tempo mais vazia.


Neste próxima imagem procurei fazer do inverso do feito anteriormente. Peguei numa imagem que já tivesse a sua componente de cor escura e procurei, através da alteração da cor, torna-la mais clara e limpa. Sendo assim vamos contrapor os dois conceitos: Escuro/Claro

Escuro:


Esta imagem é bastante poderosa a nível de cor. As cores escuras transmitem à imagem uma sobriedade bastante acentuada e uma paisagem muito vincada.




Com esta transformação procurei mudar o tom do céu e mar para transmitir uma imagem mais clara e agradável aos olhos. Com a transformação da areia a imagem fica completa e transforma o que parece ser uma imagem de caos e mau tempo, numa imagem utópica duma ilha paradisiaca.


A maior dificuldade que encontrei na realização deste trabalho foi a de selecção de imagem. Apesar de muitas imagens serem facilmente transformadas com este processo, a selecção de forma a conseguirmos mostrar e atribuir os conceitos que pretendemos acaba por ser algo com algum grau de dificuldade. Visto que aqui na aulas já tinhamos aprendido as caracteristicas da cor, as cores que pretendi usar para transmitir este conceito não dificultaram na sua selecção.

Sem comentários:

Enviar um comentário